Estas orientações são feitas para que você entenda melhor o que irá ocorrer antes e depois de sua cirurgia. Leia com atenção, e siga corretamente as instruções que se aplicam ao seu caso, de acordo com a orientação dada por nossa equipe.
Em caso de dúvidas ou da persistência de algum problema, não hesite em entrar em contato conosco. Após o horário comercial, ligue para o telefone celular indicado. Se não for possível atender no momento, deixe sua mensagem que assim que possível retornaremos.
Em caso de dúvida ou urgência, entrar em contato com:
João Paulo Lobo
Telefones: Clínica – 55 33132020 Celular – 55 984310130
I. Instruções pré-operatórias para anestesia local:
1.Tome a medicação pré-operatória quando prescrita. 2. Use roupas confortáveis, não traga bolsas, pastas ou pacotes pesados e evite sapatos com salto alto. 3. Não é necessário jejum. Porém, evite dirigir após o procedimento. 5. Fique tranquilo. Nossa equipe está preparada para atendê-lo com toda a segurança.
II. Recomendação pós-operaratórias gerais
O que você deve fazer após sua cirurgia bucal. Siga as instruções para evitar complicações e ter uma rápida recuperação.
1. Controle a dor: algum desconforto, e mesmo uma pequena dor poderá aparecer quando a anestesia passar. Caso ocorra dor, ela não deverá durar mais que 24 a 48h., e apenas um desconforto leve persistirá após o terceiro dia. Não espere até que a dor esteja forte para tomar a medicação, pois ela poderá ser mais difícil de controlar. Qualquer medicação analgésica pode causar náusea ou vômitos. Por isso, é importante que você tenha ingerido algum alimento ao tomar o analgésico.
Não beba bebidas alcoólicas enquanto estiver usando a medicação para a dor. Dor forte ou aumentada após 3o dia poderá ser um sinal de infecção ou outro problema na cicatrização. Se Isso ocorrer, entre em contato conosco.
2.Medicação: Tome todos os medicamentos prescritos nas doses indicadas. É importante tomar a medicação prescrita por completo
2. Atividade física: Evite exercícios físicos por ao menos 7 dias após a cirurgia. Esforço exagerado poderá levar ha um sangramento e desconforto pós-operatórios. Mantenha repouso com a cabeça mais elevada nos primeiros 3 dias.
4.Não mexa na área operada: os primeiros estágios da cicatrização melhoram ao deixar a área operada em repouso. Evite mastigar, cuspir ou bochechar, pois isso poderá retardar a cicatrização inicial, causar sangramento ou pemitir uma infecção.
5.Sangramento: Um pequeno sangramento na área operada poderá continuar durante o primeiro dia. Na 1a hora, morda sobre uma gaze úmida em soro fisiológico, conforme colocada na clínica. Se o sangramento persistir, troque por outra gaze úmida em soro fisiológico, e pressione sobre a região por 30-45 minutos. Em caso de sangramento ativo, intenso ou persistente, entre em conato conosco.
6.Edema: um inchaço relacionado á cirurgia poderá surgir nas primeiras horas após a cirurgia, e frequentemente aumenta no 2o dia. Começando a regredir a partir do 4o dia. O edema pode ser minimizado com a aplicação de bolsa de gelo na face, sobre a região operada, continuamente durante as primeiras 48 horas após a cirurgia.
7.Dieta: A ingestão de líquidos é muito importante. Beba agua para manter-se hidratado.
Use apenas alimentos líquidos ou pastosos(gelatinosos) frios ou gelados nas primeiras 48 horas, como sucos, sorvetes, iogurtes, gelatinas…
Evite usar canudinho nos primeiros 3 dias, pois a pressão poderá causar o deslocamento do coágulo sanguineo, fazendo retornar o sangramento e o desconforto.
A seleção de alimentos depende de sua escolha. Alimentos pastosos, macios e frios, que requerem pouca ou nenhuma mastigação, são melhor tolerados neste momento.
Uma dieta nutritiva durante o processo de cicatrização é muito importante para o seu conforto. Pessoas com fome tornam-se irritadas e menos preparadas para lidar com o desconforto que segue após a cirurgia. Como
você esta tomando medicamentos, é importante lembrar que evitrá náusea associada a certos remédios.
Após a estabilização do estômago com a ingestão de líquidos, adicione á sua dieta após o 2o dia alimentos pastosos e de fácil mastigação, como sopas, cremes, peixe grelhado, frango cozido, purê de batatas, macarrão e vegetais cozidos.
Suplementos como “ Sustagem” com leite, e iogurtes proporcionam uma boa nutrição adicional, bem como os “Nutridrinks”.
8.Higiene Bucal: Na manhã seguinte ao dia da cirurgia, inicie sua higiene com a escovação dos dentes e a higiene bucal normal. Escove com cuidado os dentes próximos a região operada.
use o líquido indicado (Periogard) para bochechos, 3 x ao dia, se prescrito. Não faça bochechos vigorosos pois isso poderá deslocar o coágulo, causando sangramento.
9.Evite fumar: pois isto retarda o processo de cicatrização e pode contribuir para a formação de uma infecção.
10.Medicação: tome normalmente sua medicação prescrita para outros problemas ( ex. diabetes,hipertensão,etc.), a menos que tenha sido instruído para não fazê-lo.
11. Febre: poderá haver uma pequena elevação de temperatura nas primeiras 24/48 horas. Se ela persistir entre em contato conosco.
IV . Nos dias após a cirurgia
- Continue com a higiene bucal da forma indicada, melhorando a cada dia. A Higiene bucal mal realizada poderá causar o desenvolvimento de infecção e inflamação na área operada.
- Não se preocupe com os pontos. Os pontos (ou suturas) são feitos para controlar o sangramento, ajudar a cicatrização e previnir a entrada de alimento no local operado. Eles serão absorvidos ou removidos entre 7 a 15 dias.
- Qualquer inchamento, sensibilidade ou rigidez na musculatura da mandíbula (trismo), representando dificuldade em abrir a fechar a boca, poderá ocorrer após as primeiras 24/48 horas. Não se preocupe, são reações normais da cirurgia realizada. Mas se esses sintomas persistirem após o 5o dia da cirurgia, você deve usar calor
úmido, aplicando uma bolsa de calor envolta em uma toalha com água morna. Se o inchamento e a dor aumentarem após o terceiro dia, entre em conato conosco.
- Manchas roxas(equimose) podem aparecer na pele da face após as primeiras 24/48 horas após a cirurgia. Siga as instruções do item anterior.
- As vezes os cantos da boca são esticados na cirurgia e poderão secar ou “rachar”, tornando-se desconfortáveis. Mantenha sempre os lábios lubrificados.
V. Orientações específicas: Implantes dentários:
A colocação de implantes geralmente não causa mais do que um pequeno desconforto. Tome a medicação prescrita. Você precisa escovar os dentes após as primeiras 24 horas, com uma escova de dentes extra-macia.
Se um implante de um estágio foi colocado, você verá uma parte de metal saindo da gengiva. É importante manter esta parte limpa. Você pode iniciar com um cotonete embebido no líquido recomendado para o bochecho. Apenas limpe a parte de metal visível. Após inicie o uso da escova extra-macia. Esta mesma orientação se aplica na cirurgia de segunda fase dos implantes.
Evite mastigar alimentos nas áreas dos implantes. Forças das mastigações aplicadas durante a fase de cicatrização podem reduzir a capacidade do corpo de cicatrizar ao redor dos implantes.
Cuidados com a prótese:
Durante a cicatrização ( osseointregração) de seus implantes, podem ocorrer problemas se os cuidados com a prótese não forem seguidos. Os principais cuidados são:
Não deve haver pressão sobre a área operada. Volte periodicamente conforme solicitado para reajustes necessários. Em caso de próteses removíveis retorne, se necessário, para aprender a colocar e remover a prótese. Higienize a área sob a prótese da melhor forma possível, se ela for fixa.
Enxertos Ósseos:
Além dos cuidados regulares, tenha os seguintes cuidados adicionais:
Não cuspa ou faça bochechos com força durante 4 dias. Não aplique pressão sobre a área com a língua ou dedos. Não levante ou puxe o lábio para olhar os pontos. Isso poederá romper os pontos e prejudicar a cirurgia. Não fume! O tabaco inibe a cicatrização, especialmente nos enxertos ósseos.
Seio maxilar: não assoe o nariz! Se for necessário espirrar, abra a boca, para evitar presão na área operada. Se você sentir congestão nasal, use o descongestionante prescrito. Poderá haver um pequeno sangramento nasal. Isto é normal, e passará em 3 ou 4 dias.
Extrações de sisos:
A remoção dos dentes sisos é um procedimento cirúrgico. Cuidados adicionais são necessários para evitar complicações.
A intensidade da dor vai depender do procedimento e da sua condição física. Siga corretamente as orientações e tome os medicamentos conforme prescritos.
Um inchamento é esperado. Aplique bastante gelo durante os primeiros dias.
Dificuldade ao abrir a boca e desconforto ao engolir são considerados eventos normais nos 2 primeiros dias.
Um certo grau de dormência (parestesia) nos lábios e/ou língua no lado operado poderá ocorrer por um período variável de tempo, dependendo da posição do dente e da anatomia da região.
Escove o dente ao lado do siso removido com cuidado, a partir do segundo dia. O acúmulo de bactérias e restos alimentares durante a cicatrização poderá causar uma infecção, dor e inchamento.
Após a remoção dos pontos, continue com uma higiene bucal rigorosa ao redor da área operada. Caso contrário, poderá haver contaminação da área em cicatrização por placa bacteriana, causando infecção tardia. Isso é notado por aparecimento de dor, gosto ruim na boca e inchamento. Poderá ocorrer de 10 a 30 dias após a cirurgia.